(31) 3444-4794 | Secretaria Executiva assobrafir@eticaeventos.net.br
Escolha uma Página

Convidados Internacionais

Chris_Burtin  Dr. Chris Burtin (Bélgica)

Pesquisador da atividade física e exercício em pacientes com distúrbios  respiratórios da Universidade de Hasselt (em colaboração com Martin Spruit) desde 2015.  PHD  na área  de reabilitação pulmonar da Universidade Católica de Leuven (supervisionado por Thierry Troosters e Rik Gosselink) em 2012. Atualmente é secretário do grupo 9.2 (fisioterapeutas) da European Respiratory Society.

Christian_Osadnik Dr. Christian Osadnik (Austrália)

Fisioterapeuta, PhD, graduado pela La Trobe University – Melbourne, Austrália. Experiência clínica nas áreas de medicina respiratória, cirurgia, terapia intensiva e oncologia. Professor e colaborador do departamento de projetos de pesquisa da Monash University – Melbourne, Austrália, na área de Fisioterapia Cardiorrespiratória. Vários artigos publicados na área de Educação e Fisioterapia Respiratória. Pós doutorando da Universidade de Leuven – Departamento de Ciências da Reabilitação – Bélgica.

Daniel_Arellano Dr. Daniel Arellano Sepulveda  (Chile)

Cinesiólogo da Unidade de Pacientes Críticos do Hospital Clinico da Universidade do Chile. Magistrado em Fisiologia Respiratória. International. Fellow da American Association de Cuidados Respiratórios. Coordenador do Laboratório de Ventilação Mecânica e Terapia Respiratória do Departamento de Cinesiologia da Universidade do Chile.

Daniele_De_Luca Dr. Daniele de Luca (Itália)

Médico, graduado pela Catholic University of the Sacred Heart, Itália, em 2001; Mestre em Emergências Pediátricas e Pneumologia Neonatal em 2005. Diretor da Divisão de Cuidados Intensivos em Pediatria e Neonatologia da South Paris University. Professor de Cuidados Intensivos em Pediatria e Neonatologia da Catholic University of the Sacred Heart, Itália. Tem vários artigos publicados em periódicos de grande fator de impacto, sendo revisor de vários desses periódicos. Membro da European Society for Pediatric and Neonatal Intensive Care (ESPNIC), e Membro da European Society for Neonatology (ESN).

Dina_Brooks Dra. Dina Brooks (Canadá)

Fisioterapeuta, PhD, Diretora de Pesquisa Canadense em Reabilitação em Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas. Recebeu vários prêmios nas áreas de ensino e pesquisa e várias bolsas de estudos. Atualmente, trabalha na pesquisa de dois grupos de pacientes: indivíduos com doenças pulmonares crônicas e cardiovasculares. Na área de doenças pulmonares crônicas, está envolvida em vários ensaios clínicos sobre a eficácia de diversos componentes e métodos de reabilitação pulmonar. Na reabilitação cardiovascular, investiga a eficácia do treinamento físico em indivíduos após acidentes vasculares cerebrais.

eduardo_borsini Dr. Eduardo Enrique Borsini (Argentina)

Médico Especialista em Medicina Crítica e Terapia Intensiva. Especialista em Pneumologia, trabalho que desempenha atualmente.  Integrante do Corpo Médico do Hospital Britânico de Pneumologia em Buenos Aires; Atua também como Médico do Hospital Britânico, na Unidade do Sono em Buenos Aires; Profissional responsável pela Terapia Intensiva do Hospital Britânico de Buenos Aires. Membro da Sociedade Argentina de Medicina Intensiva (SATI). Membro da Sociedade Argentina de Medicina Respiratória (AAMR). Membro da Associação Latino-Americana do Tórax (ALT).

Jennifer_Alisson Dra. Jennifer Alison (Austrália)

Fisioterapeuta, PhD. Certificado em Tecnologia cardiopulmonar. Professora de graduação e pós-graduação de Fisioterapia Cardiopulmonar, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Sydney.  Especialista em Fisioterapia Clínica no Departamento de Fisioterapia, do Royal Prince Alfred Hospital. É membro da presidência da Agência de Inovação em Clínica Respiratória e Presidente da Comissão de Reabilitação Pulmonar da Fundação Australiana de Pulmão (ALF).

Jose_Mauricio_Landeros Dr. José Maurício Landeros (Chile)

Cinesiólogo, graduado pela Universidade do Chile em 1995, experiência hospitalar em pediatria no Hospital de Niños Roberto del Rio, em Santiago. Experiência em reanimação avançada através de atividade junto ao SAMU Metropolitano. Instrutor de cursos PALS (Pediatric Advanced Life Support) e APHA (Atención Prehospitalaria Avanzada). Terapeuta respiratório certificado pelo Consejo Latinoamericano para Certificación Profesional en Terapia Respiratoria (CLCPTR). Representante chileno junto ao Consejo Internacional em Terapia Respiratoria (ICRC). Professor da Faculdade de Medicina da Universidad de Chile e docente da Escuela de Kinesiología de la Universidad Iberoamericana de Ciencias y Tecnología. Vice-presidente de la División de Kinesiología Intensiva da SOCHIMI e da Sociedad Chilena de Kinesiología Intensiva y Terapia Respiratoria.

Marcelo_Gama Dr. Marcelo Gama de Abreu (Alemanha)

Médico, PhD, graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), engenheiro eletrônico e mestre em ciências engenharia biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Doutor pela Universidade de Tecnologia de Dresden, Alemanha. Professor de Anestesiologia e Terapia Intensiva do Hospital Universitário Carl Gustav Carus, Dresden University of Technology, na Alemanha. Vice-Diretor Chefe de Pesquisa e Chefe do Grupo de Engenharia pulmonar. Autor de diversas patentes no domínio da respiração e ventilação mecânica. A principal atividade de pesquisa está centrada no impacto da ventilação mecânica sobre a função pulmonar. Tem feito importantes contribuições para a compreensão dos mecanismos de respiração espontânea assistida e para o desenvolvimento de novos modos de ventilação mecânica.

Robert_Michael Dr. Robert Michael Kacmarek (Estados Unidos)

Terapeuta Respiratório, PhD, RRT. Bacharelado em Ciências pela Universidade de Illinois, Chicago, Illinois – EUA. Doutor em Psicologia Instrucional pela Northwestern University, Chicago, Illinois – EUA. Professor de Anestesiologia da Escola de Medicina da Universidade de Harvard. Diretor do Departamento de Cuidados Respiratórios do Hospital Geral de Massachusetts – Boston – MA. Pesquisador na área de suporte ventilatório em pacientes com SDRA e seus amplos aspectos (modos ventilatórios, assincronia, repercussões clínicas e mecânicas). Tem vários artigos publicados em periódicos de grande fator de impacto, sendo revisor de vários desses periódicos. Tem realizado mais de 600 palestras internacionais e nos Estados Unidos acerca de vários aspectos relacionados a Cuidados Respiratórios e em Terapia Intensiva. Consultor da Covidien.

Sergio_Osvaldo Dr. Sergio Osvaldo Di Yelsi (Argentina)

Graduado pela Universidade Nacional de Buenos Aires UBA. Especialista em Cinesiologia Carpio-respiratória. Professor da Universidade de Anatomia, Biomecânica e Cinesiologia cardiorrespiratória da UBA e da Universidade Favaloro UF. Chefe de Cinesiologia do Hospital Universitário e da Favaloro Foundation. Coordenador da Carreira de Cinesiologia da UF. Diretor de Especialização em Cinesiologia Cardiorrespiratória da UF. Presidente da Sociedade Argentina de Cinesiologia Carpio-respiratória.

Shane_Phillips Dr. Shane Phillips (Estados Unidos)

Doutor em Fisiologia e Pós-doutorado em Medicina Cardiovascular pela Faculdade de Medicina de Wisconsin (Milwaukee, WI). Professor adjunto do Departamento de Fisioterapia e do Departamento de Medicina (Divisão de Endocrinologia e Metabolismo) da Universidade de Illinois em Chicago. Tem experiência clínica na área de fisioterapia em terapia intensiva e reabilitação cardiovascular. Diretor do Laboratório de Biologia Vascular da Faculdade de Ciências Aplicadas à Saúde onde estuda obesidade e controle do fluxo sanguíneo e respostas cardiovasculares à dieta e ao exercício.

Sherry_Grace Dra. Sherry L. Grace (Canadá)

PhD, Diretora do Programa de Investigação, Reabilitação Cardiovascular e Prevenção do Peter Munk Cardiac Centre, University Health Network. Professor de Cinesiologia e Ciência da Saúde, Faculdade de Saúde, Universidade de York. Membro da Faculdade de Pós-Graduação em Cinesiologia e Ciências da Saúde, Universidade de York. Membro adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto, Unidade de Ciências da Reabilitação, Professor Assistente do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto. Professora da Faculdade de Saúde da Universidade de York – Canadá. Pesquisadora do Instituto de Reabilitação da Rede de Saúde da Universidade de Toronto. Seus interesses de pesquisa centram-se na reabilitação cardiovascular global, especificamente equidade e continuidade na prevenção secundária de doença crônica. Liderou o desenvolvimento dos indicadores de qualidade canadense para reabilitação cardíaca e prevenção secundária. Tem sido fundamental para o desenvolvimento do Conselho Internacional para a Prevenção e Reabilitação Cardiovascular, servindo no Conselho Executivo.

Veronique_Cornelissen Dra. Véronique Cornelissen (Bélgica)

Fisioterapeuta, PhD, Mestrado e Doutorado em Cinesiologia pela Universidade de Leuven, na Bélgica, onde também concluiu estudos adicionais em Biomédica e Técnicas de Engenharia Clínica na Faculdade de Engenharia em 2003.  Pesquisadora de pós-doutorado dos Fundos de Investigação Científica Flanders (FWO) no Departamento de Ciências da Reabilitação da Universidade de Leuven. Sua pesquisa está centrada principalmente na importância das características do exercício na prevenção e tratamento de fatores de risco cardiovascular.